Visitem meu outro blog, o qual eu dedico todo o meu amor a uma princesinha que ganhou "Asas" e voou para o colo do papai do céu... www.anjomalu.blogspot.com.br, beijos em todos vocês da Thy, mamãe do anjo Malu!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Síndrome do ovário policístico

Bem o tema abordado foi sugestão da minha linda amiga Gislaine, tentei buscar algo que alertasse as mulheres para tal caso, gente o post é enorme, pois encontrei muita coisa, porém muito importante ler, vale a pena, espero que gostem, beijinhos no coração de todos, com carinho da Thy...

A síndrome de ovário policístico (SOP) é uma doença na qual há um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos. Esse desequilíbrio hormonal pode causar alterações no ciclo menstrual, alterações na pele, pequenos cistos nos ovários, dificuldade para engravidar e outros problemas.


Causas


Os hormônios sexuais femininos incluem estrogênio e progesterona, assim como hormônios chamados andrógenos. Os andrógenos, frequentemente chamados "hormônios masculinos", também estão presentes em mulheres, mas em quantidades diferentes.
Os hormônios ajudam a regular o desenvolvimento normal de óvulos nos ovários durante cada ciclo menstrual. A síndrome de ovário policístico está relacionada a um desequilíbrio nesses hormônios sexuais femininos. Um excesso de hormônio andrógeno é produzido, junto com alterações em outros níveis hormonais. Não está completamente claro por que ou como ocorrem as alterações nos níveis hormonais.
Os folículos são bolsas dentro dos ovários que contêm óvulos. Normalmente, um ou mais óvulos são liberados durante cada ciclo menstrual. Isso é chamado de ovulação. Na síndrome de ovário policístico, os óvulos nesses folículos não amadurecem nem são liberados dos ovários. Em vez disso, eles podem formar cistos muito pequenos no ovário.
Essas alterações podem contribuir para a infertilidade. Os outros sintomas deste distúrbio ocorrem devido aos desequilíbrios hormonais.
As mulheres geralmente são diagnosticadas quanto têm entre 20 ou 30 anos, mas a síndrome de ovário policístico também pode afetar adolescentes. Os sintomas frequentemente surgem quando começam os períodos menstruais de uma menina. As mulheres com este distúrbio frequentemente têm uma mãe ou irmã que têm sintomas semelhantes àqueles da síndrome de ovário policístico.


Exames


Em um exame pélvico, o médico pode observar o clitóris dilatado (muito raramente) e ovários dilatados.
Diabetes, pressão arterial alta e colesterol alto são descobertas comuns, assim como ganho de peso e obesidade.Peso, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal são úteis na determinação dos fatores de risco.
Níveis de hormônios diferentes que podem ser examinados incluem:
Níveis de estrogênio
Níveis de hormônio folículo estimulante (FSH)
Níveis de hormônio luteinizante (LH)
Níveis de hormônio masculino (testosterona)
17-cetosteroides
Outros exames de sangue que podem ser realizados incluem:
Glicose em jejum e outros exames de intolerância à glicose e resistência à insulina
Níveis de lipídios
Teste de gravidez (HCG)
Níveis de prolactina
Testes de funcionamento da tireoide


Outros testes possíveis:

Ecografia vaginal para observação dos ovários
Laparoscopia pélvica para observação mais detalhada e possivelmente biópsia dos ovários


Sintomas de Síndrome do ovário policístico


Alterações no ciclo menstrual:
Falhas na menstruação, geralmente com um histórico de se ter um ou mais períodos menstruais normais durante a puberdade (amenorreia secundária)
Períodos menstruais irregulares que podem ser mais ou menos frequentes, variando de muito leves a muito intensos.
Desenvolvimento de características sexuais masculinas (virilização):
Tamanho reduzido das mamas
Aprofundamento do timbre da voz
Hipertrofia do clitóris
Aumento de pelos no peito, abdome e face, assim como ao redor dos mamilos (chamado hirsutismo)
Rareamento dos cabelos, chamado calvície de padrão masculino
Outras alterações na pele:
Acnes que pioram
Marcas escuras ou grossas na pele e dobras ao redor das axilas, nas virilhas, no pescoço e nas mamas devido à sensibilidade à insulina


Buscando ajuda médica


Marque uma consulta com o médico se você apresentar sintomas desse distúrbio.


Tratamento de Síndrome do ovário policístico

Foi demonstrado que perder peso (o que pode ser difícil) ajuda com a diabetes, a pressão arterial alta e o colesterol alto. Mesmo uma perda de peso de 5% do peso corporal total mostrou ajudar com o desequilíbrio hormonal e também a infertilidade.
Medicamentos usados para tratar dos hormônios e ciclos menstruais anormais decorrentes da síndrome de ovário policístico incluem:
Pílulas anticoncepcionais ou comprimidos de progesterona, para ajudar os ciclos menstruais a se tornarem mais regulares
Metformina, um medicamento que aumenta a sensibilidade do corpo à insulina, pode melhorar os sintomas da síndrome de ovário policístico e às vezes fará com que os ciclos menstruais sejam normalizados. Para algumas mulheres, ele também pode ajudar com a perda de peso.
Análogos do hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH)
O tratamento com citrato de clomifeno faz com que o óvulo amadureça e seja liberado. Algumas vezes as mulheres precisam dele ou de outras medicamentos para fertilidade a fim de engravidarem.
Medicamentos ou outros tratamentos para crescimento anormal de cabelo incluem:
Pílulas anticoncepcionais. Pode levar vários meses para se começar a notar alguma diferença.
Medicamentos antiandrógenos, como espironolactona e flutamida podem ser tentados se as pílulas anticoncepcionais não funcionarem.
O creme de eflornitina pode retardar o crescimento de pelos faciais indesejados em mulheres.
A remoção de pelos usando fontes de luz laser ou não laser danifica os folículos de pelos individuais de maneira que eles não crescem novamente. Isso pode ser caro, e são necessários vários tratamentos. A remoção a laser pode ser combinada com outros medicamentos e hormônios.
Glucofage (Metformina), um medicamento que torna as células mais sensíveis à insulina, pode ajudar a regular a ovulação e os ciclos menstruais, prevenir a diabetes tipo 2 e contribuir para a perda de peso quando uma dieta for seguida.
A laparoscopia pélvica para remover uma seção do ovário ou fazer orifícios nos ovários é algumas vezes feita para tratar da ausência de ovulação (anovulação) e da infertilidade. Os efeitos são temporários.


Expectativas


Mulheres que têm esta doença podem engravidar com tratamentos cirúrgicos ou médicos corretos. As gestações são geralmente normais.


Complicações possíveis


Maior risco de câncer de endométrio.
Infertilidade (o tratamento precoce da doença ovariana policística pode ajudar a prevenir a infertilidade ou aumentar a chance de se ter uma gestação saudável)
Doenças vinculadas à obesidade (IMC acima de 30 e circunferência da cintura maior que 90 cm), como pressão arterial alta, problemas cardíacos e diabetes.
Possível risco maior de câncer de mama.



7 comentários:

  1. Amiga eu to (Infelizmente) tb neste quadro de mulheres com SOP (bilhete premiado esse meu hein rsrs), mas faço tratamento desde 20 anos de idade o que me ajudoua engravidar pelos meios naturais no ano passado e acredito eu que tb engravidarei normalmente dessa vez, com muita fé.
    li o texto e amei, de fato é isso mesmo e esta bem explicativo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. eu tive, e hoje creio na minha cura
    pois Deus me deu o meu milagre
    em meio a tudo isso
    amei a postagem ficou muito legal
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Postagem bastante elucidativa, Thyara.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. oi amiga, muito interessante e bem explicado.
    Deus te abençoe.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. nossa, tô até agora chorando com o que li no blog da malu, fui ver os primeiros post's e me emocionei de mais, parabéns por ser essa guerreira.
    Bem, eu sou uma tentante a mamãe de primeira, vivo meus dilemas e encontrei no blog a minha válvula de escape. Tenho SOP e iniciei as tentativas de engravidar esse mês. Amei seu blog, um super bj!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por suas palavras, da sua paciencia comigo,a solidão é muito ruim mas qdo se está rodeada de pessoas e ainda sim sentir-se só é pior ainda.Mas aqui no blog eu sempre me encontrei...Que seu Natal seja recheado de coisas boas assim como o panetone tem varias frutinhas,rsrsr hum amoo!!...
    e que seu 2013 seja mais brilhante mais colorido e mais bonitos que todos os fogos de artificio!Deus fará o impossivel por vc creia!! bjinhos no coração
    !(◕‿◕✿) Amo vc (◕‿◕✿) Obrigado por seu carinho!! de sempre!

    ResponderExcluir