Visitem meu outro blog, o qual eu dedico todo o meu amor a uma princesinha que ganhou "Asas" e voou para o colo do papai do céu... www.anjomalu.blogspot.com.br, beijos em todos vocês da Thy, mamãe do anjo Malu!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O tema é: Não suporto ficar com amigas que tenham filhos, dói muito. O que faço?

Olá gente... enfim estou aqui, e espero que este ano novo nos traga muitas realizações né pessoal, então janeiro vou começar deixando um pouco aqui pra vocês, um assunto um tanto questionado entre as tentantes, a frustração de se aproximar de mulheres grávidas, isso é pra mim no entanto super normal, já fui tentante e já me senti assim, é natural, então eu quis neste post falar um pouquinho sobre o assunto, pesquisei e encontrei algumas explicações, fresquinhas para que todas as tentantes não se sintam as "bruxas más" por se sentir assim, então segue a baixo meu amores, espero que gostem, fiquem todos com Deus, com amor da Thy...

Esta é sem dúvida uma das partes mais difíceis da infertilidade: amigos e parentes engravidam e têm bebês a toda hora, e a vida de todo mundo parece girar em torno de crianças. 

Para eles tudo parece muito natural, mas para você, que está com dificuldade de engravidar, viver nesse mundo cheio de fraldas e encantamento é especialmente doloroso. A reação mais normal é achar que vai "atrapalhar" se dividir seus problemas com eles, e o resultado é que você acaba ficando sozinha/o com seu sofrimento. 

Boa parte dos casais que recebem um diagnóstico de infertilidade não conta nada para ninguém, em especial se estão cercados de parentes e amigos cheios de filhos. Esse isolamento torna as coisas ainda mais difíceis, porque o sofrimento é silencioso, e as pessoas acabam magoando ainda mais você, mesmo sem saber. 

Não é fácil encontrar alguém com quem falar sobre a infertilidade. Como então conviver com a tristeza e com os outros? 

Procure pensar em cada uma das pessoas mais próximas de você: irmãos, amigos, primos. Tente identificar entre elas alguma que entenderia seu problema e se solidarizaria com você, mesmo que essa pessoa tenha filhos. Faça então uma tentativa de se abrir e contar sua odisseia em busca de um bebê. 

Pode ser que você encontre todo o apoio de que precisa, e será ótimo poder falar sobre essa questão com outra pessoa que não o seu parceiro ou parceira. Se, por acaso, a pessoa não se mostrar muito solidária, paciência. Talvez você até prefira se afastar um pouco dela, pelo menos neste momento. 

Caso você não ache ninguém com quem conversar sobre a dificuldade de engravidar, vale a pena procurar algum grupo de apoio na Internet, ou trocar ideias com pessoas na mesma situação que você, é super válido pois ajuda bastante... Especialistas acreditam que esse tipo de troca de experiências é muito útil para aliviar o enorme estresse que os problemas de fertilidade provocam. 

Se você está fazendo tratamento numa clínica de reprodução humana ou com um especialista, converse com ele para saber se há algum tipo de apoio psicológico. Há clínicas que oferecem serviços de psicologia, relaxamento e até encontros com outros casais. 

Enquanto isso, se está realmente difícil olhar para todos aqueles bebês, dê-se o direito de se afastar um pouco. Chás de bebê não são compromissos imprescindíveis. Vá experimentando que tipo de relacionamento você consegue manter. Tente identificar exatamente as situações que trazem mais tristeza e procure fugir delas, na medida do possível. 

E, se não der, não tenha vergonha de se aconchegar na cama para uma boa sessão de choro depois de um evento particularmente difícil. E, quando a crise passar, bola para a frente, porque as coisas vão melhorar. 
SEU POSITIVO VAI CHEGAR CREIA!

6 comentários:

  1. realmente amiga é muito doloroso
    mais culpa não,
    eu dizia muitas vezes para mim mesma
    sou uma uni til
    esse sentimento é péssimo e
    acaba com agente
    é inevitável não se senti assim
    um dia, mais bola pra frente seu milagre vai
    chegar, creia e não duvide.
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Thy Nada de culpa viu imagino o que é sentir o que sentes mas tenha fé vais conseguir eu sei ...você merece muito um beijo Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  3. Oi Thy...muitas saudades sua amiga..fui no cantinho da Malu e dei uma lida num poema e pensei: nossa de onde ela tirou essa...e tinha vindo do seu coração..amiga como vc é linda, como o que flui do seu coração é lindo...amei!!!tentei deixar um recado lá, mas a net ta devagar e esta fechando a pagina sem me deixar comentar..mas eu li...que sua anjinha lhe abençoe proteja...AHHH FELIZ ANO NOVO NÉ!! RSRS
    pois é.,.sabe que eu fiquei assim por um tempo, tudo o que menos queria ver era gravidas, e tudo o que mais tinha qd eu sai do hospital era festa de criança ou cha de bebe...fui a poucos bem poucos aqueles q não tinha como deixar de ir..mas eu ficava com cara de paçoca era inquietante pro meu coração estar num lugar onde eu queria ser a protagoniosta (na ocasião de cha de bebes) mas os meses passaram e isso passou tb graças a Deus agora fico numa boa no meio de barrigudinhas vou a babys cha e sem chateaão, frustação ou qq outro sentimento que possa fluir que não seja tão legal..mas enfim, o aliado pra vencer td isso foi o tempo e a coragem de encarar de frente..e é isso o que recomendo a todas...bom falei de mais..bjs minha linda e que Deus abençoe todas as tentantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, eu já fiquei com cara de paçoca e chá de bebê kkkkkkk achei graça rs.

      Excluir
  4. oi querida.. eu já tava me achando que uma "bruxa má". srsr.. Acho q essas coisas acontecem com todas nós néh! Cada dia aparece + uma grávida na nossa vida... e temos q aprender a conviver com esta dor e sofrimento.
    Eu evito ir em alguns lugares, tipo chá de fralda, etc... pois, sei q sairei de lá magoada.
    Mas... a vida continua!
    Esse ano de 2013 será abençoado pra todas nós!
    bjosss

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu acho? Que no meu caso a cobrança era mais externa do que de mim mesma, me sentia mal pela cobrança das pessoas, eu ja tenho 32 anos e meu marido 40 ai já viu né? Me sentia uma E.T, e é isso mesmo, temos que identificar o problema para poder lidar com a frustração e superá-la.
    Bjs

    ResponderExcluir